Estrutura da Terra 🌍 🌕🌖🌘


Rochas 🧗🏼‍♀️⛏️


O QUE SÃO ROCHAS?



Rocha é um conjunto de dois ou mais tipos de minerais, que compõem a camada mais externa do planeta Terra, chamada de litosfera.


O QUE SÃO MINERAIS?


Minerais são substâncias sólidas, homogêneas inorgânicas de fórmula química definida. Quando uma rocha é feita de um tipo de mineral, ela é uma rocha monominerálica, mas quando a rocha é feita de mais de um tipo de mineral, ela é uma rocha poliminerálica. 


TIPOS DE ROCHA 


As rochas são classificadas de acordo com seu processo de formação.  As rochas são divididas em:


MAGMATICAS OU ÍGNEAS 



Rochas magmáticas são feitas a partir do resfriamento do magma e além de serem as mais antigas, são as mais resistentes e compõem 64% da crosta terrestre. As rochas magmáticas podem se formar na superfície ou dentro da crosta. As rochas magmáticas que se formam  na superfície são chamadas de vulcânicas ou extrusivas e sem formação de cristais, já as que se formam dentro da crosta são chamadas de plutônicas ou intrusivas e com a formação de grandes cristais. Exemplos de rochas magmáticas: basalto e o granito.


SEDIMENTARES 



Rochas sedimentares são feitas de sedimentos de rocha que foram criados pelo intemperismo, quando os sedimentos são levados pela água até o fundo de um lago, mar e oceano. Desse modo, os sedimentos vão caindo um em cima do outro e os que estavam mais embaixo vão sendo achatados e se compactando criando as rochas sedimentares. Elas são as menos resistentes e compõem 8% da crosta terrestre.


METAMÓRFICAS 



Rochas metamórficas são feitas a partir de aumento da temperatura e pressão, fluidos e tempo em outras rochas que levam milhões de anos para mudar. Elas compõem 27% da crosta terrestre.




Fósseis 🦴





Os fósseis são os restos de seres vivos que foram conservados ao longo do tempo podendo ser de animais ou de plantas. Eles normalmente são encontrados em rochas sedimentares já que se um ser vivo morrer perto de um lago, mar ou oceano a água vai levá-lo até o fundo onde vai ser soterrado pelos sedimentos que também foram levados pela água. Assim, as partes duras do ser que morreu serão conservadas. 

Existem vários jeitos de fossilização, são eles:


PERMINERALISAÇÃO


É quando os poros e cavidades das partes duras do fóssil são preenchidos por sedimentos e substâncias minerais. 


SUBSTITUIÇÃO 


É quando as partes duras se dissolvem e são substituídas por um mineral abundante. 


RECRISTALIZAÇÃO


É o rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando mais estabilidade. Por exemplo a transformação da aragonita em calcita. 


CARBONIZAÇÃO OU INCARBONIZAÇÃO 


É quando o fóssil perde substâncias voláteis sobrando um pouco de carbono. Isso se vê isso normalmente em estruturas feitas de lignina, quitina, celulose e queratina. 


INCRUSTAÇÃO


É quando substâncias levadas pela água, após serem sugadas pelo solo, revestem e encobrem o fóssil. 


TIPOS DE FÓSSEIS


Os fosseis podem ser encontrados de dois jeitos diferentes, são eles:


SOMATOFÓSSEIS


Somatofósseis são restos de corpos como dentes, ossos, carapaças, ou seja, as partes duras do corpo.


ICNOFÓSSEIS


Icnofósseis são vestígios deixados pelos seres vivos como pegadas, ninhos e a impressão deixadas na rocha após o corpo ser inteiramente decomposto.







IMPORTANCIA DOS FÓSSEIS


Graças aos fósseis, nós podemos conhecer espécies extintas de plantas e animais, podemos saber quem deu origem a quem, podemos conhecer a evolução dos seres vivos de maneira comparativa e conhecer a história do planeta.


Recursos naturais 🌾🪨🌞💧


Os recursos utilizados na construção de objetos que foram obtidos na natureza são chamados de recursos naturais.  

A extração dos recursos naturais pode provocar intensas transformações no ambiente e na sociedade ao seu redor. 

 

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS 


São recursos que levam pouco tempo para se repor na natureza, o tempo de renovação é compatível ao tempo de consumo humano. Como água, luz solar, vento, etc. 


RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS 


São recursos que levam muito tempo para se repor na natureza, o tempo de renovação não é compatível ao tempo de consumo humano. 




Solo


O QUE EXISTE NO SOLO?


Serrapilheira = tudo que está a cima do solo em decomposição. 

Hifas de fungos = decomposição da matéria orgânica. 


O solo é o resultado da decomposição da rocha dominante

Rocha em decomposição+ intemperismo = solo + interação animal + m.o.


Para o solo crescer 1 cm , com a ajuda da natureza, são necessários 400 anos. 


Para haver a decomposição é preciso ter fungos e bactérias.


M.O 

VIVA

Biota do solo.

Morta

Decomposta ou em decomposição( libera H2CO3= ácido carbônico e ácido húmico).

Para ter um solo bom é preciso plantar plantas leguminosas pois elas absorvem o N2 ( N2= N e N, nitrito e nitato) enquanto as raízes seguram o solo, nas leguminosas existe as raízes nódulas e nelas tem os radiculares onde as bactérias nitrificantes comem o N2 que fica nos radiculares em troca as bactérias liberam nitrito e nitato para as plantas. 

As plantas precisam de nutrientes para viver, algumas em maior quantidade e outras em menor quantidade. 


Macronutriente N/P/K= nitrogênio, fósforo, potássio 

maior quantidade 

 

Micronutriente MG/MN/B/ZN/CO= magnésio, manganês, boro, zinco, cobre

menor quantidade 


TIPOS DE SOLO 


Dependendo das propriedades e composição do solo, ele é classificado de diferentes formas, como:


SOLO ARENOSO 


Solos arenosos têm um teor de areia igual ou superior a 70%. Esses solos secam rapidamente porque são muito permeáveis. Eles normalmente são pobres de nutrientes pois eles são carregados pela água. 


SOLO ARGILOSO 


Solos argilosos predominam partículas de argila de 35% a 60%. É menos permeável, pode ser mais fértil que o solo arenoso, mas não é o solo ideal para o crescimento de plantas. Mesmo assim tem algumas plantas que conseguem se adaptar ao solo.


SOLO HUMÍFERO OU ORGÂNICO 


Solos humíferos predominam material orgânico. A presença do humos deixa o solo escuro, úmido e rico em matéria orgânica, mas é pobre em minerais. 


SOLO MINERAL OU CALCÁRIO 


O ph do solo mineral é alcalino, rico em minerais e pobre em matéria orgânica. Para ter mais matéria orgânica é preciso fazer uma adubação verde, ou seja, plantar leguminosas para ter mais M.O. 





COMPOSIÇÃO DO SOLO 


O solo é composto por 45% de minerais, 5% de M.O, 25% de H2O e 25% de AR. Os minerais e a matéria orgânica são sólidos, a H2O é líquida e o AR é gasoso. M.O é humina, ácido húmico e ácido fúlvido. Os minerais que tem no solo são principalmente quartzo, feldspato e argila. Na atmosfera existe 1% de AR. 


FORMAÇÃO DO SOLO 


Bem antigamente só existiam rochas, mas o intemperismo criou rachaduras na rocha, com o tempo a rocha mãe começou a se fragmentar e formar montes de fragmentos e quanto mais fundo cavava, maior ficavam os fragmentos. Quando as plantas chegaram a fragmentação aumentou e começou a ter matéria orgânica, que era a última coisa que faltava para ter solo. 


HORIZONTES DO SOLO 


O solo é dividido em camadas que são chamadas de horizontes. Os horizontes são classificados conforme suas características. São eles:


HORIZONTE O


É o horizonte orgânico do solo, representa a camada superficial formada por M.O e água e é o mais escuro, pouco mineral. 


HORIZONTE A


Zona com mistura de matéria orgânica e minerais com alta atividade biológica. 


HORIZONTE E


Apresenta o máximo de lixiviação ou eluviação de argila, ferro, óxidos de alumínio que coloca de lado uma concentração de minerais.


HORIZONTE B


Cor avermelhada, acúmulo de minerais lixiviados, sem matéria orgânica, denso, muita argila.


HORIZONTE C


Tem fragmentos da rocha mãe, muito mineral, pouca argila, rochas com intemperismo químico.


HORIZONTE R


Rocha mãe que dá origem ao solo, mais profunda, rochas sãs .






PROBLEMAS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO 


Se o solo não for bem cuidado, pode prejudicar a todos. Tem alguns motivos que podem prejudicar o solo, eles são:


EROSÃO 


A erosão é a degradação do solo, ela é causada quando o ser humano retira a vegetação local e as raízes que seguram ele não deixando cair. Quando vem algum agente natural, o solo não tem onde se segurar, então ele cai podendo causar acidentes.


QUEIMADAS 


O fogo pode matar microrganismos essenciais que fazem a decomposição da matéria orgânica. O problema das queimadas no solo já começa por aí, pois após a queimada ficam uns sais minerais passageiros e com o tempo os nutrientes diminuem, deixando o solo com risco de erosão.


AGROTÓXICOS 


Os agrotóxicos são muito perigosos pois eles podem prejudicar as pessoas e eles contaminam o solo sendo um grande risco para a natureza.

Hidrosfera





A água é vital para a vida na terra, tanto que a vida surgiu na água, ela é feita de dois átomos na composição O=oxigênio e H= hidrogênio, mas na verdade é formada por três átomos na molécula, H2O= dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. A hidrosfera é formada por 97% de agua salgada e 3% de água doce, e água doce está separada em 2,2% no gelo, 0,6% no lençol freático, 0,1% na atmosfera e 0,1%nos rios, lagos mares, oceanos e lagoas. Existem 98% a 99% de água no universo. A água pode ser representada por H-O-H, fórmula plana entre as moléculas tem uma ligação intermolecular e existe uma ligação de hidrogênio que mantém a água em estado líquido.


ESTADOS DA ÁGUA 





A água, assim como praticamente tudo que existe, passa por transformações que são os estados sólido, líquido e gasoso, chamados de estados de agrupação da matéria. No estado sólido a moléculas de água ficam muito próximas e no estado líquido elas se afastam um pouco e no gasoso elas ficam muito separadas. A água passa por transformações, quando  a água passa de sólido para líquido ocorre uma fusão, quando a água passa de liquido para gasoso ocorre uma vaporização, podendo ser lenta que é chamada de evaporação ou rápida que é chamada de ebulição, mas isso é só quando a água esquenta, quando a água passa de gasoso para líquido ocorre uma condensação, quando a água passa de liquido para sólido ocorre uma solidificação e em casos raros, a água passa de sólido para gasoso sem passar pelo estado líquido. 


CICLO DA ÁGUA 





A água tem um ciclo que garante a sobrevivência de todo o planeta e é distribuída de vários jeitos. A água está sempre evaporando em certa quantidade, quando chega a certa altura ela condensa em forma de nuvem e em algum momento ela passa por uma precipitação. Às vezes as nuvens para as montanhas fazendo nevar e depois com o degelo nascem os rios. Enquanto as plantas fazem a vapotranspiração, os animais fazem só a transpiração e liberam vapor na respiração, então a água é infiltrada pelo solo e entra nos lençóis freáticos e nos aquíferos, por fim a água dos rios volta para o lugar de origem e o ciclo recomeça e se repete novamente.

Comments

Popular posts from this blog

Método Científico 🔭🧪🔬

Teoria da Formação da Terra